Crédito do Trabalhador supera 15 milhões de simulações de empréstimos com juros menores

Acesso é feito pelo app da Carteira de Trabalho Digital e permite a profissionais com carteira assinada acesso ao consignado com tarifas mais baixas e garantia do FGTS

FINANÇAS

Lucas Pimentel

3/22/20252 min read

Crédito Consignado para trabalhadores formais entra em vigor: veja como funciona

A partir desta sexta-feira, 21 de março, está em vigor a Medida Provisória (MP) que libera o crédito consignado para 47 milhões de trabalhadores com carteira assinada, incluindo empregados domésticos, rurais e do MEI (Microempreendedor Individual). Segundo dados da Dataprev, até as 18h desta sexta, já foram simulados 15 milhões de pedidos de empréstimos e realizadas 1,58 milhão de solicitações de propostas às instituições financeiras. O aplicativo da Carteira do Trabalho Digital, que possui 68 milhões de trabalhadores cadastrados, é a plataforma oficial para acessar o benefício.

Cautela e planejamento são essenciais

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, alertou sobre a importância de analisar as propostas com cuidado. “O trabalhador precisa ter cautela, analisar as melhores propostas, e não fazer um empréstimo desnecessário. Essa é uma oportunidade para migrar de um empréstimo com taxas de juros altas para o consignado, com juros mais baixos”, afirmou. Ele reforçou que os trabalhadores não podem comprometer mais de 35% do salário com as prestações do consignado.

Como acessar o “Crédito do Trabalhador”

O Crédito do Trabalhador está disponível exclusivamente pela Carteira de Trabalho Digital (veja o passo a passo abaixo). A partir de 25 de abril, as instituições financeiras também poderão ofertar o crédito em suas plataformas digitais. Além disso, os trabalhadores podem usar até 10% do saldo do FGTS como garantia ou 100% da multa rescisória em caso de demissão.

Declarações do presidente Lula

No lançamento do programa, no dia 12 de março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que a iniciativa é uma oportunidade para os brasileiros saírem de endividamentos com juros altos. “Agora eles podem ter crédito barato para sair da mão do agiota. Não precisa mais pagar 10% de juros ao mês. Você pode escolher entre bancos privados e públicos. Aquele que cobrar menos, vá lá e faça. Será uma revolução neste país”, afirmou.

Regulamentação publicada no Diário Oficial

Nesta sexta-feira, foram publicadas no Diário Oficial três portarias e um decreto que regulamentam o Crédito do Trabalhador:

  • Portaria 435: Estabelece critérios e procedimentos para a consignação dos descontos em folha de pagamento.

  • Portaria 434: Define as formalidades para habilitar instituições financeiras a operar o crédito consignado.

  • Portaria 433: Determina as atribuições da Dataprev e da Caixa Econômica Federal na governança dos sistemas e plataformas digitais.

  • Decreto nº 12.415: Cria um Comitê Gestor das Operações de Crédito Consignado.

Regras importantes

  • O trabalhador pode desistir do crédito consignado em até 7 dias após o recebimento do valor, desde que devolva o montante integral.

  • Os descontos das parcelas serão feitos por meio da guia do FGTS Digital, pelo empregador, e devem ser quitados nos mesmos prazos do FGTS.

  • O empregador deve informar os descontos nos eventos de remuneração do eSocial e em casos de desligamento.

Passo a passo para solicitar o crédito

  1. Acesse o aplicativo da Carteira do Trabalho Digital.

  2. Simule as propostas de empréstimo.

  3. Aguarde até 24 horas para receber um conjunto de propostas e comparar as taxas.

  4. Escolha a melhor opção e finalize a solicitação.

Atenção: Vale a pena esperar para comparar as taxas e escolher a proposta mais vantajosa.

Fique atento às oportunidades, mas planeje-se bem antes de contratar qualquer empréstimo!